notícias

Mais Cuidado com Você

compartilhar

Saiba mais sobre a Febre Amarela

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda transmitida por vetores artrópodes e causada por um vírus do gênero Flavivirus, família Flaviviridae.

As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. A forma mais grave da doença é rara e pode evoluir com insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso. A maioria dos infectados se recupera bem e adquire imunização permanente contra a febre amarela.

O período de incubação médio (tempo entre a infecção pela picada do mosquito e o aparecimento de quadro clínico) varia entre 3 e 6 dias, podendo ser de até 10 a 15 dias. Em relação ao diagnóstico clínico, deve ser considerado caso suspeito indivíduo com exposição em área afetada recentemente (em surto) ou em ambientes rurais e/ou silvestres, com até sete dias de quadro febril agudo acompanhado de dois ou mais dos seguintes sinais e sintomas: dor de cabeça, mialgia, lombalgia, mal-estar, calafrios, náuseas, icterícia e/ou manifestações hemorrágicas, sendo residente ou procedente de área de risco para febre amarela, nos 15 dias anteriores, que não tenha comprovante de vacinação de febre amarela. O diagnóstico específico de febre amarela pode ser feito de forma direta pela detecção do vírus em amostras clínicas ou de forma indireta pela detecção de anticorpos.

A vacinação é a principal medida de controle da febre amarela, e durante a ocorrência de um surto da doença recomenda-se a vacinação das pessoas não vacinadas que residem ou vão se deslocar para uma área de risco. A imunidade ocorre cerca de dez dias após a primeira dose da vacina, portanto deve-se recomendar outras medidas para a proteção de indivíduos recém-vacinados que residem ou vão se deslocar para a área de risco, como uso de repelentes, mosquiteiros, o uso de calça comprida, blusas de mangas compridas e sem decotes, meias e sapatos fechados.