notícias

Mais Cuidado com Você

compartilhar

Hábitos saudáveis ajudam a prevenir câncer de intestino, explica oncologista do HNSN

O mês de setembro também é o momento de lembrarmos que é possível prevenir um tipo de câncer muito comum: o câncer de intestino. Trata-se do setembro verde, mês dedicado à prevenção da doença que representa o segundo tipo mais comum de câncer entre mulheres e o terceiro entre homens. Uma doença muito mais frequente do que imaginamos.

Alguns sintomas podem servir de alerta para a doença, tais como: sangramento anal ou presença de sangue nas fezes, dores abdominais persistentes, alterações do hábito intestinal, perda de peso ou anemia sem causa aparente. Todos eles devem justificar a busca por ajuda com um profissional médico. Nestes casos, alguns exames, como a colonoscopia, podem ser úteis para detectar precocemente alterações iniciais (pólipos intestinais), que podem se transformar em um câncer.

Pessoas com mais de 50 anos podem estar mais suscetíveis ao câncer de intestino, especialmente se apresentarem história pessoal ou familiar de doenças inflamatórias intestinais, como retocolite ulcerativa ou doença de Crohn, pólipos benignos ou câncer do intestino grosso ou reto.

Não custa lembrar que hábitos de vida saudáveis podem prevenir o câncer de intestino: praticar atividades físicas, alimentação rica em frutas, vegetais e fibras, ingerir muita água, evitar a ingestão de bebida alcoólica e não fumar.

Dr. Luiz Victor Maia (CRM - 8766)
Coordenador do Centro de Oncologia do HNSN. Oncologista Clínico com residência médica pelo Hospital Israelita Albert Einstein e Doutorado em Ciências pela Escola Paulista de Medicina Universidade Federal de São Paulo.