notícias

Mais Cuidado com Você

compartilhar

Atividades no HNSN estimulam o diálogo para prevenção do suicídio

O Hospital Nossa Senhora das Neves iniciou atividades para que nossos colaboradores e pacientes conheçam a importância da conscientização para prevenir o suicídio. A ação, realizada pelos Serviços Especializados do HNSN, ocorre em parceria com psicólogos e o Centro de Valorização da Vida (CVV).

Ao longo de setembro, palestras e campanhas visam esclarecer os aspectos físicos, emocionais, sinais de alerta e mitos e verdades sobre o tema. "O principal objetivo de ações como essa é quebrar o tabu que existe envolvendo o suicídio, pois através do esclarecimento e estímulo à prevenção, podemos reverter situações críticas", comentou Apolônia Souza, coordenadora de Serviços Especializados.

Através de conhecimento sobre o assunto, o diálogo e a assistência se tornam o primeiro passo para compreender nossa saúde mental, a de quem está ao nosso redor e precisa de apoio, principalmente em um ambiente de cuidado contínuo. Para Apolônia, "é preciso falar sobre suicídio e discutir abertamente as formas de ajuda. As ações abrem novas perspectivas de auxílio e alertam nossa equipe de saúde em como lidar com esse cenário".

Neste mês, também conhecido como setembro amarelo, o tema recebe maior destaque por causa do Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10/09). O acontecimento independe de idade, raça, classe social, orientação sexual e identidade de gênero. E, para ajudar quem precisa, encoraje a recuperação e não julgue ou banalize o que a pessoa sente. No autocuidado, permita-se ser escutado por quem você confia e não hesite em buscar um apoio especializado.

Para atenção imediata, o CVV disponibiliza contato gratuito e em sigilo, 24 horas: www.cvv.org.br ou pelo telefone 188. Você também pode buscar ajuda através de Unidades Básicas de Saúde, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e SAMU (192).