notícias

Mais Cuidado com Você

compartilhar

Um novo mundo dos sons para Lorenzo

Apresentado ao mundo dos sons. Foi assim que Lorenzo César, 3 anos, saiu na última segunda-feira (07) do Hospital Nossa Senhora das Neves. O primeiro implante coclear foi realizado em 5 julho, mas a ativação do aparelho aconteceu um mês depois.
Cada resposta ao estímulo dado pela equipe médica foi uma emoção indescritível para a família que não conteve as lágrimas ao ver a primeira oportunidade que Lorenzo teve de ouvir.

Após uma vida inteira sem audição e como consequência dificuldades na fala, a equipe do Dr. Marcos Franca, Otorrinolaringologista, e Cristiane Baracuhy, Fonoaudióloga, apresentou a ele um novo mundo, novas sensações que vão proporcionar descobertas diárias dos sons ao redor. Agora, a vida de Lorenzo seguirá o fluxo normal. Ele poderá executar atividades do dia a dia presentes na rotina de uma criança: brincar, correr e aprender, mas dessa vez, escutando cada estímulo. A cada dia que passar, a adaptação e associação das palavras com objetos será familiar para ele e sua fala poderá ser desenvolvida. Lorenzo tem um futuro promissor pela frente, agora, no mundo dos sons cheio de novas descobertas.

Com função de reabilitação e melhoria da qualidade de vida para pessoas com surdez, a cirurgia realiza a implantação de um ouvido biônico em substituição ao ouvido natural. Após o procedimento, o paciente é capaz de desenvolver linguagem e se comunicar com outras pessoas. O implante não atribui apenas som, mas também possibilita o entendimento de fonemas, o que influencia diretamente no desenvolvimento educacional e atividades do dia a dia. A primeira cirurgia realizada com sucesso no HNSN é ponto de partida para procedimentos futuros.

Para o hospital, um momento histórico e satisfação de toda a equipe em vivenciar essa nova história. Para Lorenzo, uma nova vida que seguirá, a partir de agora, ouvindo cada som.